quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Defeitos, qualidades e diferenças

A cada dia novos frutos são colhidos, das sementes plantadas há muito e que são regadas diariamente com o que temos de melhor, com o que há de mais puro, verdadeiro e único, sem a pretensão de ser transformado em moeda, para ser trocado, cobrado ou exigido.
Mas diariamente encontramos o oposto em muitas pessoas, fato que, lá no fundo, mostra o quanto é possível aprender, como lidar com cada uma das características únicas que temos, que em certas horas são taxadas de defeitos.
Por esta razão é preciso aprender que as diferenças não devem ser transformadas em defeitos, pois ninguém deveria deixar que as qualidades fossem reduzidas, como acontece a cada dia, só porque alguém tem medo do que é diferente.
Então cada ação, cada gesto diferente parece fora do contexto criado dentro da mente das pessoas, padrões que em nada sustentam a convivência entre as pessoas, acabando com o respeito, se é que um dia ele existiu de verdade.
Desta forma quem aprende a conviver com o que chamam de defeitos acaba percebendo que esta é a perfeição que muitos buscam, pois cada um dos tais defeitos também é único, exclusivo e não pode ser medido de forma superficial.
E é aí que as pessoas podem se perder, já que sentem medo de ser quem realmente são, de fazer o que é puro, singelo, só para tentar agradar quem sequer sabe o que faz, quem é o que deseja...
Mas também é preciso entender que se nós não pudermos conviver com os demais acabamos entrando no mesmo espectro, sem poder olhar para o lado, sem sorrir de forma pura, como no tempo em que éramos crianças e nada era definido por defeito ou qualidade, mas sim por alguém que estava ali ao lado de corpo e alma.
Só que teimamos em crescer, em fazer o que parece mais agradável, e aos poucos matamos o nosso melhor, a nossa verdade, nossas limitações, que dia após dia mostram o quanto somos capazes de fazer mais, pois do outro lado da balança temos qualidades que superam qualquer coisa, para no final das contas, e para alguns no final da vida, precisamos entender que cada qualidade é o defeito que os outros enxergam, e vice-versa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário