quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Mais do que ganhar

Ganhar... expressão engraçada, curiosa, simples, tão direta quanto indireta, que faz o imaginário voar, ganhar asas, sair do chão tão depressa que tudo fica pequeno, minúsculo e ao mesmo tempo mais importante.
Só que os dias também nos fazem olhar os ganhos como a forma mais sublime de demonstrar o valor, de dar ao outro a oportunidade de ter alegria, de doar parte de em cada momento, sem o medo de não ter nada em troca...
Mas tudo o que se ganha é fruto de variações que podem deixar tudo maior, melhor e vivo, do jeito que a vida deve ser, vivida, comprimida e expandida, aproveitada ao extremo em cada segundo, até o último segundo, que no fundo será sempre o primeiro.
Então nos apegamos ao que ganhamos, o viver e o aprender, sem se esquecer do doar, mesmo que isso pareça loucura e não faça sentido hoje... e aí percebo que é melhor doar que ganhar, afinal é parte de minha natureza, é meu defeito, mas é um defeito meu, só meu, que não compartilho e distribuo quase que em contradição comigo mesmo.
Mas então eu penso de novo, rindo à toa, por ver que as ações são maiores quando verdadeiras, de um jeito infantil, e se as crianças crescem e perdem isso acabam virando pessoas indecisas, amargas e que se colocam no centro do mundo, por se esquecerem que na infância o mias importante sempre foi fazer alguém sorrir e ficar feliz.
Por isso algumas pessoas acham que perdem o seu tempo com as outras, e os adultos são chatos, mentem e não perdoam, assim como não amam de verdade porque deixaram seu lado mais bonito para trás.
E aí podem surgir perguntas, daquelas que as crianças fazem, que dão sustos e colocam um sorriso no rosto, porque as maiores lições da vida são dadas pelas crianças, que quando crescem não se perdem e ficam com a alma pura e doce que faz a vida valer a pena, como eu sempre acreditei que valesse.
Por isso é preciso olhar para a própria história com mais carinho, sem se arrepender, porque ao fazer isso a pessoa entende que aprendeu e sabe que dia após dia as peças do quebra-cabeças vão se encaixando, pra chegar ao fim de tudo tendo a certeza de que a vida é sempre composta por um segundo, que não passa ou está para chegar, pois ele está aqui neste exato momento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário